
Segundo a página IFT (Institute of Food Technologists) “O ozônio é adequado para descontaminar produtos, equipamentos, superfícies de contato com alimentos e ambiente de processamento, não deixando resíduos” (traduzido para Português). Sabendo disso, ao vermos na Portaria 374 da DNPM de água mineral que ao utilizar um sanitizante que não deixa residual no seu Rinser não é preciso realizar o enxague do mesmo, podemos facilmente tirar as conclusões de que o único sanitizante ideal para rinsagem de embalagens seria o Ozônio.
Clique para saber mais informações sobre o ozônio no Rinser!
Não deixar residual significa que quando você colocar o seu produto final na embalagem, o mesmo não vai reagir e não deixará resíduos de sanitizante. Então, por exemplo:
Caso tenha cloro dentro de uma garrafa, no momento em que colocarmos água dentro dela sem enxaguar corretamente, vai causar uma contaminação cruzada química de água clorada. É por isso que falamos tanto do ozônio, se você utilizá-lo não será preciso se preocupar com o enxague das embalagens.
Veja também como higienizar corretamente as tampas!
Mas como funciona o processo de higienização com o ozônio nas embalagens?
Ao passá-lo em sua embalagem, ele deixará gotículas de água, porém essas gotículas não têm poder de INCORPORAÇÃO, elas voltam para o oxigênio de forma natural. Ao contrário de um cloro ou ácido peracético, o ozônio é uma tecnologia limpa!
É muito importante você ter a consciência sobre qual sanitizante vai utilizar no rinser. Mas não se preocupe, você pode contar com o KnowHow da Letícia Zocarato. Clique aqui e envie uma mensagem para ela!