
Para ter a licença de funcionamento da vigilância sanitária é preciso apresentar as documentações do Procedimento Operacional Padrão (POP), mas ainda existem fábricas que não utilizam esse documento, e é assim que o local vira um caos, pois cada colaborador fará os procedimentos do seu jeito, dando espaço para os erros.
Ao utilizar o POP conseguimos gerar resultados positivos dentro da fábrica! E para tê-los, é preciso alinhar PROCESSOS GERENCIAIS e PESSOAS. Basta criar um passo a passo para chegar aos resultados desejados, tudo de acordo com a rotina da empresa. Seguindo este passo a passo, percebemos como a rotina fica mais fácil e mais clara para os nossos colaboradores. Portanto, é preciso ter esse documento como uma instrução de trabalho ou uma checklist e nessa mesma documentação já vai ter o registro, facilitando o dia-a-dia.
Agora temos algumas dicas básicas para interpretar de forma mais simples esse papel:
- Entenda como o seu colaborador aprende, para então saber se nesse papel você colocará as informações em forma de desenho, escrita e/ou fotos. Além disso, utilize o vocabulário do seu colaborador, para facilitar;
- Seja claro e objetivo nas informações que você deseja passar;
- Preste atenção e acompanhe as planilhas semanalmente, não deixe tudo nas mãos de seu colaborador.
Qualquer dúvida minha equipe técnica e eu estamos à disposição: Clique aqui e envie-nos uma mensagem!
Fique sempre atento ao nosso blog, disponibilizamos conteúdos exclusivos para te ajudar no dia-a-dia fabril.