
Fazer a triagem correta de um garrafão de água mineral é essencial para garantir a segurança e a qualidade da água, portanto, antes de começarmos a falar deste garrafão numa indústria, vamos entender toda a sua cadeia produtiva. Não é responsabilidade APENAS da indústria fazer uma boa triagem dos garrafões, os consumidores e distribuidores também precisam ter essa responsabilidade.
Vamos dividir em etapas para melhor entendimento:
Consumidor:
Muitos consumidores utilizam o garrafão de 20 litros para armazenar, por exemplo, suco ou até mesmo terra e isso está errado. O plástico é poroso e o mesmo absorve cheiros. Então essa embalagem serve apenas para armazenar água!
Distribuidor:
O seu papel é armazenar o garrafão em local correto, não colocá-lo próximo de produtos químicos e mantê-lo em lugares arejados e limpos, para não ocorrer uma contaminação cruzada.
Indústria:
O seu papel é realizar a higienização desse garrafão. Então é feito um check-up visual para ver se possui qualquer corpo estranho no mesmo e um check-up olfativo, para ver se não possui nenhum cheiro estranho (por exemplo, cheiro de suco). Também é preciso olhar os rótulos, para se certificar de que não vá para o consumidor com o rótulo do concorrente. E por fim, checar a validade do garrafão. A água mineral pode perder sua qualidade com o tempo e, em casos extremos, pode até tornar-se prejudicial à saúde.
Todos os garrafões que estão ruins, descarte! O segredo de um garrafão muito bem colocado no mercado é a sua triagem completa. Então, treine os seus colaboradores e seus consumidores.
Conte com o Know How da engenheira química da Ozion e agende uma visita técnica em sua fábrica:
Fique sempre atento ao nosso blog, disponibilizamos conteúdos exclusivos para te ajudar no dia-a-dia fabril.
Você pode gostar de ler sobre: